domingo, 26 de fevereiro de 2012

Microscópio Óptico

Parte Mecânica:
-    Base ou Pé: Serve de apoio às restantes componentes do microscópio. 
¯     Coluna ou Braço: Fixo à base, serve de suporte aos outros elementos.
¯     Platina: Onde se fixa a lâmina a ser observada, possui uma janela por onde passam os raios luminosos e também parafusos que permitem deslocar a preparação.
¯     Revólver: Peça giratória que sustenta as objetivas.
¯     Tubo ou Canhão: Suporta a lente ocular na extremidade superior.
¯     Parafuso Macrométrico ou das grandes deslocações: Permite movimentos de grande amplitude, rápidos, por deslocação vertical da platina.
¯     Parafuso Micrométrico ou de focagem lenta: Permite movimentos lentos da deslocação da platina para focagens mais precisas.


Parte Óptica:                          
¯     Objectiva: É uma associação de lentes, situada no revólver, que é colocada na extremidade mais próxima do objecto, ampliando a imagem do objecto (projecta uma imagem real, ampliada e invertida).
¯     Ocular: Sistema de lentes que permitem ampliar a imagem real fornecida pela objetiva, formando uma imagem virtual que se situa a aproximadamente 25 cm dos olhos do observador. 
¯     Espelho Duplo ou Fonte de Luz: O espelho destina-se a reflectir a luz que recebe da fonte luminosa para a platina (usa-se a face plana  para reflectir luz natural e a face côncava para reflectir luz artificial).
¯     Diafragma: Regula a quantidade de luz que vai atingir o campo do microscópio.
¯    Condensador: É um sistema de duas lentes que distribui regularmente no campo visual do microscópio, a luz reflectida pelo espelho ou directamente da fonte luminosa. 



Sem comentários:

Enviar um comentário