segunda-feira, 5 de março de 2012

Atividade prática: epiderme do bolbo da cebola

1.Tema/Teoria:
Células eucarióticas vegetais (epiderme do bolbo a cebola)
2.Resumo:
A célula é a mais pequena massa de matéria viva capaz de viver como um organismo livre ou associar-se a outras células. É a unidade básica da vida. Estas dividem-se em procarióticas e eucarióticas, e por sua vez as células eucarióticas em animais e vegetais.
Com este trabalho pretendemos observar e identificar as estruturas que constituem a epiderme do bolbo da cebola ao microscópio óptico composto, ou seja, conhecer a constituição das células eucarióticas vegetais. Pretendemos ainda, verificar como alguns corantes vitais reagem com os diferentes constituintes da cebola.
3.Palavras-chave:
Celulas eucarióticas vegetais; parede celular; núcleo; vacúolo; nucléolo; corantes vitais; preparação temporária; azul metinelo; vermelho neutro; soluto de lugol 
4.Observações/ Resultados:

5.Discussão de resultados:
J  Na atividade prática, observamos as células da parte côncava da epiderme do bolbo da cebola. A cebola pertende ao reino dos plantea e que é um caule cujo nome científico é Allium cepa.
J  As células da epiderme do bolbo da cebola são células eucarióticas vegetais pois para além da presença do núcleo e da sua variedade de estruturas no citoplasma, características de células eucarióticas como as mitocôndrias, o retículo endoplasmático  e o complexo de Golgi possui também parede celular e vacúolo central, características de uma célula eucariótica vegetal.
J  Para se conseguir observar estas estruturas ao M.O.C., foi necessário recorrer-se ao uso de corantes, neste caso concreto, utilizámos corantes vitais, o azul metileno (que evidencia o núcleo), vermelho neutro (que evidencia o vacúolo) e soluto de Lugol (que evidencia a parece celular) que em baixas concentrações não danificam as células.
J  Uma preparação temporária é uma preparação que nos permite observar as células no seu meio natural de vida (ao vivo) pois não são usados fixadores que criam algo de artificial nas células observadas, estas preparações têm também uma curta duração pois o meio aquoso pode evaporar-se e ser acompanhado por um processo de decomposição e autólise (autodestruição) da célula.
Uma preparação temporária é constituída por:
Lâmina de vidro – placa de vidro onde é colocado o material que será observado;
Lamela - mais fina e pequena que a lâmina e com forma quadrada que é colocada sobre a lâmina e cobre o objeto;
Meio de Montagem - pode ser água, corante ou soro fisiológico e é onde deve estar imerso o objeto a observar;
Objeto – material a ser observado e que é colocado entre a lâmina e a lamela.

3 comentários:

  1. Muito Bom!!!! Gostei muito Daniela Rebelo. Excelente trabalho!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela visita..! Esperemos que seja util para todos..!

    ResponderEliminar