domingo, 26 de fevereiro de 2012

Preparação Temporária

Em microscopia óptica as preparações podem ser temporárias ou definitivas.
As preparações temporárias permitem-nos observar as células no seu meio natural de vida (ao vivo) pois não são usados fixadores que criam algo de artificial nas células observadas, estas preparações têm também uma curta duração pois o meio aquoso pode evaporar-se e ser acompanhado por um processo de decomposição e autólise (autodestruição) da célula.

Uma preparação temporária é constituída por:
Lâmina de vidro – placa de vidro onde é colocado o material que será observado
Lamela - mais fina e pequena que a lâmina e com forma quadrada que é colocada sobre a lâmina e cobre o objeto.
Meio de Montagem - pode ser água, corante ou soro fisiológico e é onde deve estar imerso o objeto a observar
Objeto – material a ser observado e que é colocado entre a lâmina e a lamela

Existem várias técnicas para a elaboração de uma preparação temporária, entre as quais:
Técnica de montagem (considerada um complemento das outras);
Técnica do esmagamento – esmagamento do tecido através da aplicação de pressão com o polegar.
 

Microscópio Óptico

Parte Mecânica:
-    Base ou Pé: Serve de apoio às restantes componentes do microscópio. 
¯     Coluna ou Braço: Fixo à base, serve de suporte aos outros elementos.
¯     Platina: Onde se fixa a lâmina a ser observada, possui uma janela por onde passam os raios luminosos e também parafusos que permitem deslocar a preparação.
¯     Revólver: Peça giratória que sustenta as objetivas.
¯     Tubo ou Canhão: Suporta a lente ocular na extremidade superior.
¯     Parafuso Macrométrico ou das grandes deslocações: Permite movimentos de grande amplitude, rápidos, por deslocação vertical da platina.
¯     Parafuso Micrométrico ou de focagem lenta: Permite movimentos lentos da deslocação da platina para focagens mais precisas.


Parte Óptica:                          
¯     Objectiva: É uma associação de lentes, situada no revólver, que é colocada na extremidade mais próxima do objecto, ampliando a imagem do objecto (projecta uma imagem real, ampliada e invertida).
¯     Ocular: Sistema de lentes que permitem ampliar a imagem real fornecida pela objetiva, formando uma imagem virtual que se situa a aproximadamente 25 cm dos olhos do observador. 
¯     Espelho Duplo ou Fonte de Luz: O espelho destina-se a reflectir a luz que recebe da fonte luminosa para a platina (usa-se a face plana  para reflectir luz natural e a face côncava para reflectir luz artificial).
¯     Diafragma: Regula a quantidade de luz que vai atingir o campo do microscópio.
¯    Condensador: É um sistema de duas lentes que distribui regularmente no campo visual do microscópio, a luz reflectida pelo espelho ou directamente da fonte luminosa. 



Início da Biologia



"Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças"
Charles Darwin

     “Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante.”
Albert Schwweitzer (Nobel da Paz - 1952).

    "A natureza deve ser considerada como um todo, mas deve ser estudada em detalhe."
Mário Bunge




Estrutura interna da Geosfera

O conhecimento sobre o interior da Terra ainda permanece muito enigmático, apesar de todas as investigações que se têm feito e continuam a fazer nesta área.
As informações sobre a estrutura interna da geosfera são obtidas por métodos indiretos e por simulações, o que permitiu criar dois modelos da estrutura da Terra.


Sismologia

Os sismos são, além do vulcanismo, outra manifestação da actividade do globo terrestre que tem lugar à "nossa vista". Estes acidentes espectaculares, por vezes dramáticos, são as catástrofes naturais perante as quais o homem se sente mais indefeso e apavorado. Um sismo tem a sua origem, em regra, em zonas da crosta terrestre onde são reactivadas falhas preexistentes. 
*A energia libertada, na forma de ondas sísmicas, que é por vezes considerável, torna os sismos muito perigosos. O estudo da propagação das ondas sísmicas tem contribuído, amplamente, para o conhecimento da estrutura interna do globo terrestre.




Vulcanologia

O vulcanismo é uma manifestação do geodinamismo interno, constituindo o mecanismo central da evolução do planeta. Os vulcões oferecem um espetáculo por vezes trágico, mas deslumbrante e com interesse para o conhecimento do interior do nosso planeta.
Qualquer que seja a sua natureza, cada erupção vulcânica faz ascender à superfície amostras de rochas provenientes do interior da Terra, fornecendo, deste modo, informação sobre a constituição interna do nosso planeta. Uma erupção vulcânica corresponde à subida de magma oriundo de zonas profundas e cuja temperatura é cerca de 1000ºC.
O gás que o magma contém, é que determina o tipo da erupção (explosiva ou efusiva). O vulcanismo terrestre e o vulcanismo que tem lugar no fundo dos oceanos mostram que a Terra é um planeta activo.