terça-feira, 15 de novembro de 2011

Métodos para o estudo do interior da geosfera



Todos nós habitamos o planeta Terra, mas ainda estamos muito longe de o conhecer e compreender em todas as suas dimensões.
O conhecimento da Terra implica várias investigações, sendo elas, directas baseadas na observação e no estudo de materiais e processos geológicos acessíveis ao ser humano ou através de métodos indirectos, que fornecem dados sobre a constituição e as condições de zonas profundas, inacessíveis directamente.
 

sábado, 12 de novembro de 2011

Morfologia da superfície terrestre

A crusta terrestre, camada mais superficial e delgada da geosfera, é muito heterogénea tanto verticalmente como horizontalmente. É formada por uma grande diversidade de rochas de origem diversa e situadas em dois tipos de crusta, a continental e a oceânica. Na crusta continental predomina o granito, rocha menos densa. Na crusta oceânica predomina o basalto, rocha mais densa. Quando as duas crustas chocam provoca a subducção da crusta oceânica pelo facto de esta ser a mais densa.



Sistema Terra- Lua

A Lua tem sido a velha companheira da Terra, com ela forma um sistema raro e único na Sistema Solar pois a dimensão da Lua comparada com a da Terra é relativamente grande.
A Lua apresenta sempre a mesma face voltada para a Terra pelo facto de o seu período de rotação e revolução serem iguais, é também a principal responsável pelo efeito das marés devido à atração gravitacional.